Blog

Blog
Bem vindo ao nosso site Este espaço é totalmente voltado,para o nosso Deus,aqui vamos conhecer as verdades das escrituras sagradas,vamos conhecer o verdadeiro sentido que existe nas boas novas,boas noticias (evangelho) sem mistura de Cristo Jesus, vamos conhecer que os homens corruptos de entendimento estão destruindo o verdadeiro sentido deste evangelho.Aqui falamos a verdade,não acusamos ninguém,e não os julgamos também,mas os levamos a luz da palavra,é ela quem os julga,só estamos mostrando aos leitores os contraste das coisas.E para aqueles que querem viver na verdade das escrituras,e até hoje não compreenderam o que Jesus disse,sobre, o amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo, este espaço é um grande encontro para este leitor , o mesmo poderá entender que as vezes colocamos nossa religião,nossa denominação,os lideres religiosos, nossos bens materiais,e o nosso eu,como: egoismo,orgulho,falta de caráter,e de personalidade; Acima de Deus,e aí não poderemos jamais amar a Ele,nem o nosso próximo como deveríamos. Confira tudo isso nos nossos anúncios de postagens, e pelas nossas páginas. Sejam todos bem vindos!!!

Gostou deste site?então participe!

Total de visualização de páginas

Postagens recentes

Postagens populares

Slides das Postagens

Postagens em destaques

http://blogdodavidbezerragospel.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Postagens deste blog

Top 10 Postagens

Postagens

Feed/RSS
Carregando...
Post recentes do meu blog >>

domingo, 15 de abril de 2012

Respostas ás Objeções contra a Liderança nas Igrejas nos Lares


Respostas ás Objeções contra a Liderança nas Igrejas nos Lares


Liderança Em Atos e Nas Cartas De Paulo - Parte 01
Muitas das objeções lançadas contra o estilo de liderança das igrejas nos lares existem por causa de traduções mal feitas do Novo Testamento, e por causa da tradição que perdura desde a Idade Média. A mentalidade institucional dos tradutores da Bíblia tem transmitido aos povos de língua portuguesa, neste tema liderança eclesiástica, a idéia de uma liderança oficial, hierárquica e posicional, que não se encontra no Novo Testamento original. Termos comoBisposPastoresMinistros, e Presbíteros, têm sido mal interpretados e mal traduzidos, gerando e perpetuando a mentalidade clerical.

Nesta seqüência de artigos, vamos analisar algumas passagens que têm sido mal interpretadas pelos que defendem a liderança hierárquica na igreja, e usadas para fazer oposição ao estilo do líder-servo, voluntário, das igrejas orgânicas (nos lares).


Atos 1.20 fala sobre ministério oficial?
“Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério.” (Atos 1.20. ARA)

“Porque, prosseguiu Pedro, “está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’.” (Atos 1.20. NVI)


A palavra grega original que foi traduzida na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) como “ministério” e na NVI como “lugar” é 
episskopén, que significa propriamente “supervisão”, ou “função de supervisionar”. A tradução correta desse verso é:

“Pois está escrito no livro dos Salmos: ‘Que a morada dele fique deserta e não haja quem habite nela’ e ‘Que outro receba a função de supervisionar, que era dele’.” (Atos 1.20)
Portanto, sequer ocorre a palavra “ministério” em Atos 1.20. Este erro de tradução induz ao pensamento clerical de um ministério hierárquico. O episcopado (supervisão) é uma função para a qual alguns homens cristãos receberam o chamado de Deus para cuidar das igrejas de uma determinada região, para não permitir que doutrinas heréticas as invadam. Assim como os dons, as funções e tarefas exercidas na igreja não são cargos nem ofícios; são serviços prestados de coração visando à edificação do Corpo de Cristo.

Romanos 11.13 fala sobre ministério oficial?
“Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,” (Rom. 11.13. ARA)

“Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,” (Rom. 11.13. NVI)

Mais uma vez um erro de tradução coopera para o errôneo entendimento do verso. A palavra grega original que foi traduzida na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) e na NVI como “ministério” é 
diakonían, que significa propriamente “serviço”. Assim, a tradução correta desse verso é:

“Mas digo a vocês, gentios; visto, então, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu serviço.” (Rom. 11.13)
Quem faz um serviço, serve, e quem serve é um servo, não uma autoridade, um oficial. Também neste verso a palavra “ministério” não aparece quando o lemos na língua original do Novo Testamento.

E 1 Timóteo 3.1 não trata de um ofício eclesiástico?
“Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.” (1 Tim. 3.1. ARA)

“Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.” (1 Tim. 3.1. NVI)

Neste verso a palavra original grega traduzida na ARA como “obra” e na NVI como “função” é 
ergou (pronuncia-se ergu) e significa “trabalho”, “obra” ou “tarefa”. A ARA traduziu mais literalmente. A NVI traduziu como “função” e não é uma má tradução, pois traduz o sentido da palavra. O importante é observar que as principais versões brasileiras trazem traduções corretas para este verso. O episcopado é uma tarefa, uma função, uma realização, e não um cargo. Tanto o original quanto as traduções transmitem isto. As pessoas que enxergam o episcopado como cargo, ao lerem este verso, o fazem por um vício de interpretação. Suas mentes estão contaminadas com o clericalismo reinante na igreja moderna e quando lêem este verso, enxergam o que ele não diz.

1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito são conhecidas como Cartas (ou epístolas) Pastorais. Isto não significa que Timóteo e Tito eram Pastores de igreja?

Não. As cartas de Paulo a Timóteo e a Tito ficaram conhecidas como Cartas Pastorais somente desde o Século XVIII para cá. Porém isto é um erro de classificação.

Timóteo e Tito não eram pastores de igrejas locais. Eles eram companheiros apostólicos de Paulo (
trainees de apóstolo) e estavam sempre viajando de um lugar a outro. Eventualmente, assim como Paulo, eles passaram mais tempo em um lugar ou outro, para fortalecer uma igreja (como foi o caso de Tito em Creta e de Timóteo em Éfeso). Esses homens não eram ministros residentes. Eles eram parte do circulo apostólico de Paulo e estavam constantemente viajando (Rom. 16.21; 1 Cor. 16.10; 2 Cor. 8.23; 1 Tess. 1.1; 2.6; 3.2; 2 Tim. 2.15; 4.10). Chamar essas três cartas de “Epístolas Pastorais” reflete um vício moderno e não corresponde à verdade.

Liderança Em Atos E Nas Cartas De Paulo - Parte 02
Em sequência ao estudo sobre liderança da igreja no Novo Testamento, vamos analisar mais algumas passagens em Atos e nas cartas de Paulo, que têm sido mal traduzidas ou mal interpretadas, fazendo com que muitos irmãos (mal) usem a Bíblia para defender uma liderança hierárquica na igreja.

As qualificações constantes nas chamadas “epístolas pastorais” (1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.6-10) não provam que bispos ou presbíteros são oficiais da igreja?
“Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.” (1 Tim. 3.1-7. NVI)

“É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.” (Tito 1.1-7. NVI)

Primeiramente, convém ressaltar que tudo que está escrito nas cartas a Timóteo e a Tito foi feito para instruir companheiros apostólicos. Já demonstramos antes que nem Timóteo nem Tito eram pastores de igreja (veja a parte 1 deste estudo). Paulo estava escrevendo para companheiros apostólicos, e não para igrejas ou para pastores.

Na passagem citada, a palavra que induz ao pensamento institucional é “governar”, que está em 1 Timóteo 3.4 e 5, e que, como veremos aqui, foi mal traduzida do Grego. A palavra grega traduzida como “governar” é 
proistámenos, que significa mais propriamente “guiando”, “estando à frente” ou “liderando”. Governar é ter autoridade para decidir: é mandar. Liderar/guiar é bem diferente; é mostrar o caminho e influenciar para que andem por ele. O governante é obedecido; o líder é seguido. O governante é temido; o líder é querido. O governante tem uma autoridade dada por uma instituição; o líder tem autoridade interior. A tradução correta deste verso é:

“Liderando bem sua própria casa, sendo os seus filhos sujeitos a ele, com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe guiar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?” (1 Timóteo 3.4, 5)

Paulo está dizendo que a relação de liderança que o homem exerce na família se refletirá na igreja. Se ele não é respeitado pelos seus filhos, não será também respeitado na igreja. Se ele não orienta sua família, não saberá orientar os irmãos da igreja.

O que temos, portanto, nessas passagens, são 
qualidades essenciais de um verdadeiro supervisor de igreja, não uma lista de qualificações para um cargo a ser preenchido com uma eleição ou indicação. O próprio Paulo não chama o episcopado de ofício ou cargo, mas de função (1 Tim. 3.1). Nessas duas passagens, Paulo estava recomendando a Timóteo e a Tito que observassem, nas igrejas, os homens que já possuiam essas qualidades, e os reconhecessem perante o povo da igreja, para que eles pudessem lhes servir de guias e exemplos.

Por conseqüência, igualar os bispos nessas passagens com os modernos oficiais de igreja é “forçar a barra” na interpretação. É impor ao Novo Testamento a mentalidade do homem moderno, e assim, distorcer a Palavra de Deus.

1 Coríntios 12.28 não está determinando uma hierarquia de oficiais da igreja?

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1 Coríntios 12.28. ARA)

Existe uma “mania” peculiar de pessoas do ocidente (herdada da cultura romana) de achar que toda lista deve ser vista como um posicionamento hierárquico do tipo “de cima para baixo”. Só que, enquanto o leitor ocidental moderno enxerga em listas como a de 1 Coríntios 12.28 uma hierarquia de ofícios, o Novo Testamento não o faz.

A questão de estruturas de autoridade não está sendo tratada nessa passagem. Portanto, interpretar a passagem como uma hierarquia de oficiais da igreja não é fazer uma exegese do texto; é impor a ele um sentido que ele não dá.

A tradução da ARA não traz nenhum problema nesta passagem. A dificuldade aqui é de interpretação, não de tradução.

A ordem que está sendo descrita no verso em pauta é uma ordem 
cronológica, e não posicional. O que Paulo está dizendo aqui é que Deus colocou na igreja primeiramente os apóstolos – esses foram os primeiros a surgir na igreja. Depois surgiram os profetas, e em terceiro os mestres; depois os demais. Não há qualquer indicação na passagem, de que os profetas eram subordinados aos apóstolos como se fossem oficiais em uma força armada. Quando o Senhor revelava algo a um profeta, este não pedia autorização a um apóstolo para proclamá-lo. Ao contrário, às vezes os profetas proclamavam revelações de Deus aos apóstolos, e esses as ouviam como ao Senhor (como no caso do profeta Ágabo – Atos 11.28 e 21.10). Da mesma forma os mestres não estavam subordinados aos profetas nem aos apóstolos. Todos eram subordinados diretamente a Jesus Cristo – o cabeça da igreja – como deve ser na igreja também hoje.

Não há na passagem hierarquia de ofícios. Não vejo na passagem sequer hierarquia de dons, como alguns estudiosos vêem. Vejo simples e naturalmente uma ordem cronológica de como Deus foi distribuindo dons ao seu povo e vocacionando-os para diferentes serviços. Tudo para a edificação da igreja.

E Atos 20.28; 1 Tess. 5.12; 1 Tim. 5.17-18; e Hebreus 13.17 não dizem que os bispos têm que “presidir ou governar sobre” a igreja?
Analisemos uma a uma as passagens.

“Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.” (Atos 20.28. ARA)

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” (Atos 20.28. NVI)

Neste verso há um dos casos mais explícitos de erros de tradução que prejudicaram a doutrina da igreja. A palavra “sobre” foi traduzida da preposição grega 
en, que significa “entre”. Os presbíteros não estão sobre a igreja, como se fossem superiores; eles estão entre os irmãos, no meio da igreja, como iguais. Pesquisei em todos os léxicos Grego-Português publicados que tive acesso, e não encontrei NENHUM que traduzisse esta palavra como “sobre”. Assim como o leitor, fiquei surpreso e estupefato de ver como traduziram essa palavra erradamente, alterando o sentido do verso e da passagem inteira.

Os presbíteros têm um chamado nobre a exercer nas igrejas locais. São os pastores das igrejas. Devem ser honrados e respeitados. Mas nunca foram nem serão superiores hierarquicamente. Eles são iguais. Vejamos os outros versos.

“Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam;” (1 Tess. 5.12. ARA)

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.” (1 Tess. 5.12. NVI)

A palavra grega traduzida na ARA como “presidem” é 
proistámenos, e já comentamos sobre o sentido adequado dessa palavra neste artigo. Aliás, a NVI a traduz corretamente como “lideram”. A palavra “sobre” na tradução da ARA é a mesma palavra grega en, já comentada na seção anterior. Dessa vez, a NVI a traduziu corretamente como “entre”. A tradução desse verso na ARA confunde o leitor moderno, passando-lhe a idéia errônea de que Paulo estava reafirmando a posição hierárquica organizacional dos presbíteros de Éfeso sobre os demais irmãos.

“Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: ‘Não atarás a boca ao boi quando debulha.’ E: ‘Digno é o trabalhador do seu salário.’” (1 Tim. 5.17-18. ARA)

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.” (1 Tim. 5.17-18. NVI)

A palavra que aparece como “governam” na ARA é a mesma 
proistámenos e como já foi visto, ela deveria ter sido traduzida como “guiam” ou “lideram”. Presbíteros não governam; eles lideram, guiam.

Além disso, acerca desse verso, há pessoas que lhe forçam a interpretação, dizendo que na palavra “honra” (Gr.
timés) está implícito o sentido de “honorários”, porque os versos seguintes dão este sentido. Na verdade, essas pessoas desconhecem que Paulo está utilizando na passagem um recurso de linguagem chamado paralelismo, muito usado pelos escritores hebreus. Este recurso pode ser entendido como uma argumentação lógica, onde os elementos se colocam em paralelo. Veja como isto é feito:

Afirmação principalO presbítero que lidera e ensina merece honra
Argumentos paralelos
O boi merece comer enquanto debulha
O trabalhador merece salário

Montando as idéias esta passagem pode ser assim entendida: 
“Assim como o boi merece comer enquanto debulha, e o trabalhador merece o seu digno salário, os presbíteros que lideram bem, principalmente aqueles que pregam a palavra de Deus e a ensinam, merecem ser muito honrados pela igreja local.”
Mais uma vez, o Novo Testamento não fala de hierarquia, nem de cargos, nem de ofícios, nem de salários de pastores. O “salário” de um pastor... é muita honra.

Vejamos agora Hebreus 13.17.

“Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Heb. 13.17. ARA)

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” (Heb. 13.17. NVI)

A palavra grega traduzida como “obedecei” na ARA e “obedeçam” na NVI, é 
peithesthe. Essa palavra vem do radicalpeitho, que significa “persuasivo”. O correto, então, seria traduzir peithesthe como “deixem-se ser persuadidos” ou “procurem concordar”.

A outra palavra mal traduzida neste verso é 
upeikete, traduzida como “submetam-se”. Este verbo, embora também possa assumir o sentido de “submeter-se” em outro texto fora do Novo Testamento, não parece ser o sentido do verso aqui. Uma vez que o Novo Testamento nunca trata os líderes da igreja como "senhores", a quem se deva submeter-se, o sentido mais apropriado de upeikete seria “dar precedência”, ou “dar preferência”

Assim, a tradução adequada do verso é:

“Procurem concordar com os seus líderes, e lhes dêem a preferência; porque vigiam pelas almas de vocês como se fossem prestar contas delas; para que o façam com alegria e não reclamando, porque isso não seria proveitoso.”(Heb. 13.17. ARA)

Esta tradução (nossa) fica em completa harmonia com o ensino do Novo Testamento sobre a liderança da igreja. Embora não sejam “oficiais”, os líderes eclesiais devem ser muito honrados, queridos e preferidos. Embora só devamos ser submissos a Cristo, o único Senhor, devemos procurar concordar com nossos líderes, que tanto se dedicam ao Senhor e à sua igreja.
             Liderança Em Atos E Nas Cartas De Paulo - Parte 03
Marcio Rocha
 

Nesta terceira parte do estudo sobre a liderança na igreja, vamos analisar mais alguns argumentos baseados em Atos e nas cartas de Paulo, que têm sido mal utilizados para defender uma liderança hierárquica, titular e posicional na igreja cristã.

Romanos 12.8, não ensina que Deus capacita certas pessoas para presidir a igreja? Lá, Paulo exorta que aquele que preside, deve fazê-lo com zelo.

Mais uma vez a palavra grega 
proistámenos foi mal traduzida em Português. A versão de João Ferreira de Almeida (ARA ou ARC) traduz essa palavra como “presidem”. Proistámenos (como já foi dito) significa “guiam” ou “lideram”. Presidir conota ter a responsabilidade pessoal de decidir os rumos de uma organização, em caráter final. Presidente é um conceito moderno que significa alguém que tem o poder final de decisão em uma organização ou comunidade, e isto é estranho ao Novo Testamento. Não se encontra um só caso no Novo Testamento em que algum presbítero local decide por toda a sua comunidade. Mesmo os apóstolos não clamavam para si este poder absoluto sobre uma comunidade local de cristãos. Por outro lado, guiar ou liderar é, antes de tudo, orientar e influenciar pelo conhecimento, sabedoria e exemplo. Essa é a autêntica função do pastor cristão. Decidir é prerrogativa de toda a igreja reunida (Atos 15), e jamais deve ser dada a uma só pessoa. Neste verso, concordo com a tradução da NVI: “Se é exercer liderança, que a exerça com zelo;...”

Atos 14.23 e Tito 1.5 ensinam que os presbíteros são eleitos. Isto não implica que eles são oficiais da igreja?
“E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” (Atos 14.23, ARA)

“Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.” (Atos 14.23, NVI)

Talvez a intenção do tradutor João Ferreira de Almeida quando escreveu “eleger” tenha sido a de que Paulo e Barnabé tenham escolhido homens maduros na fé e na idade (presbíteros) para liderar aquela igreja local em Derbe. Porém a mente moderna entende “eleger” como selecionar democraticamente por voto majoritário – e isto está completamente em desacordo com o que de fato aconteceu. Não houve “votação” feita pela igreja. Ao invés disso, aqueles apóstolos – viajantes itinerantes – apontaram, indicaram quem eram os homens que já estavam nas igrejas em Derbe, aos quais elas deveriam respeitar, honrar, e se deixar ser lideradas. E inclusive, era mais de um presbítero-pastor em cada igreja – o texto deixa isto claro: “
presbíteros em cada igreja”. A liderança em uma igreja local deve ser colegiada, nunca individual. Repare que os presbíteros já estavam lá. Já exerciam naturalmente as funções dos presbíteros. Os apóstolos só fizeram apontá-los perante as igrejas, como que reconhecendo-os perante todos.

Em Atos 14.23, o verbo grego é 
cheirotonésantes, que significa “escolher, apontar, indicar, mostrar”. A melhor tradução para o verso é:

“E, apontando presbíteros para eles em cada igreja, com orações e jejuns os confiaram ao Senhor, em quem haviam crido.” (Atos 14.23)

Vejamos agora Tito 1.5.

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei;” (Tito 1.5, ARA)

“A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituíssepresbíteros em cada cidade, como eu o instruí.” (Tito 1.5, NVI)

As palavras grifadas nas citações acima, da ARA e da NVI respectivamente, foram traduzidas a partir da palavra grega 
katastêsses. Essa palavra está no tempo futuro do verbo katístemi, o qual possui os significados diversos de: designar; constituir; apontar; ordenar; estabelecer. É importante ressaltar que toda palavra que possui um amplo campo semântico, ou seja, que pode denotar ou conotar mais de um significado, deve ser entendida pelo seu contexto. A palavra “manga”, por exemplo, não significa a fruta manga na frase “enganchou a manga na fechadura, quando passou apressado; por isso a rasgou”. Embora o significado de manga como fruta faça parte do campo semântico da palavra “manga”, o lógico nesta frase é compreender que se está falando de manga de camisa. Da mesma forma, considerando o contexto do Novo Testamento, e em harmonia com outras passagens em Atos e nas cartas de Paulo, katístemi não pode significar “designar”, “constituir”, nem “ordenar”, nem “estabelecer”. Os presbíteros, no primeiro século, eram apontados pelos apóstolos (Atos 14.23). Assim, o verso deveria ter sido traduzido para o Português da seguinte forma:

“Por causa disto te deixei em Creta, para que colocasses as coisas restantes em ordem e apontasses presbíteros em cada cidade, como eu te mandei.” (Tito 1.5)

Pelo padrão do Novo Testamento, os presbíteros de uma igreja local não devem ser eleitos pela igreja. Devem ser reconhecidos e indicados pelo obreiro, ou pelos obreiros que a plantaram.

Paulo não utilizava o título de Apóstolo, quando se identificava na introdução de suas cartas?
Não. Se 
apóstolo fosse um título, Paulo se identificaria como “Apóstolo Paulo”, e não como “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo”, assim como consta em nossos Novos Testamentos. Quando alguém exalta o título de uma pessoa, ele ou ela colocam o título primeiro, antes do nome próprio. Com essa intenção as pessoas chamam “Doutor Fulano” a alguém que é médico, ou concluiu um doutorado. Assim, incorporam o título de uma pessoa ao seu nome próprio. Essa é uma mentalidade bastante institucional e distanciada do Novo Testamento. É muito comum nas modernas igrejas institucionalizadas, os irmãos chamarem os líderes que foram empossados como pastores de “pastor” ou “reverendo”, antes dos seus nomes próprios. Isso é maléfico para a igreja, pois cria uma separação entre crentes comuns – os “leigos” e crentes "especiais" – os clérigos ou ministros.

Por outro lado, quando alguém coloca o nome da pessoa na frente da sua função, ela está dizendo que, embora reconheça a função da pessoa na comunidade, ela é um ser humano como qualquer outro. Paulo se identificava como Paulo – aquele que tinha a função de ser um apóstolo de Jesus Cristo; um plantador de igrejas, um missionário, enviado para pregar o evangelho e fazer discípulos do seu Mestre. Ser apóstolo não era um título para Paulo; era sua missão, sua carreira... e seu bom combate.

 

Liderança em Atos e Nas Cartas de Paulo - Parte 04


Marcio Rocha




As versões brasileiras da Bíblia muitas vezes a traduzem com tendências institucionais nas passagens relativas à liderança na igreja, levando as pessoas a interpretarem que as igrejas do Novo Testamento praticavam uma liderança hierárquica, titular e posicional – o que está longe da verdade. Nesta quarta parte do estudo sobre a liderança na igreja, vamos analisar mais algumas passagens e argumentos baseados em Atos e nas cartas de Paulo, que têm sido mal utilizados para defender uma liderança hierárquica, titular e posicional na igreja cristã. Como nas demais partes, citaremos as versões mais usadas no Brasil – a Almeida Revista e Atualizada (ARA) e a Nova Versão Internacional (NVI)

Efésios 4.11 não fala de clérigos?



“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres” (Ef. 4.11. ARA)

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Ef. 4.11. NVI)

Não. Efésios 4 fala de pessoas vocacionadas por Deus para servir ao seu povo e edificá-lo pela orientação e ensino. Os versos 12-13, em Grego, dizem:

“Para o aperfeiçoamento dos santos, para servir, para edificar o corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.12-13. Tradução nossa)

O texto bíblico em momento algum passa a idéia de cristãos especiais, em contraste com cristãos comuns – leigos. Deus simplesmente vocacionou alguns de seus servos para serem apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-professores, visando respectivamente a plantação de igrejas e a edificação dos cristãos. O líder cristão é um 
líder-servo (a exemplo de Jesus Cristo) e não um líder autoritário (a exemplo dos líderes do mundo).

Entretanto, não estamos afirmando aqui que todos os cristãos são apóstolos, profetas, evangelistas e pastores; mas que esses são chamados especiais feitos a algumas pessoas que estão no corpo de Cristo. E esses chamados NÃO tornam especiais as pessoas que os exercem. Efésios 4 não está falando de clérigos, nem de sacerdotes ou “ministros do evangelho”. O que está em vista em Efésios 4 são funções especiais, ao invés de títulos ou posições autoritárias.

A menção de “governos” ou “administração” em 1 Coríntios 12.28 demonstra que a igreja primitiva no primeiro século possuía oficiais de igreja?
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1 Cor. 12.28. ARA)

“Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.” (1 Cor. 12.28. NVI)

A palavra do Grego Koiné traduzida como “governo” na ARA e como “administração” na NVI é 
kubernéssis. Segundo os maiores eruditos nos manuscritos do Novo Testamento – Doutores Kurt Aland, Matthew Black, Carlo Martini, Bruce Metzger e Allen Wikgren -- esta palavra significa “habilidade de liderar” [1] . Já vimos que liderar não égovernar, mas sim, orientar e influenciar pelo exemplo. Assim, “governo” ou “administração” são traduções pobres para kubernéssis. São, na verdade, imposições do pensamento do homem moderno ao texto bíblico. O único governo que a igreja conhece é o de Cristo (Isa 9.6).

A metáfora de Paulo do Corpo de Cristo não demonstra que a autoridade funciona de modo hierárquico? Isto é, quando a cabeça quer enviar um comando à mão, ela envia antes um comando ao braço. Assim, a mão se submete ao braço para que este se submeta à cabeça.
Nada poderia estar mais longe da verdade do que este pensamento. Quem conhece anatomia do corpo humano sabe que não é assim que ele funciona.

O cérebro envia comandos diretamente àquelas partes que ele quer controlar, por meio do sistema nervoso periférico. Consequentemente, o cérebro controla todas as parte do corpo diretamente e imediatamente, através dos nervos. Ele não envia comandos através de um esquema tipo 
cadeia-de-comando, invocando outras partes do corpo.

A metáfora de Paulo não poderia ser mais clara. A cabeça do corpo humano é conectada diretamente a cada parte do corpo, por meio do sistema nervoso. Assim também Cristo – O Cabeça da Igreja – está diretamente conectado a cada membro do seu corpo, a cada pessoa lavada com o seu sangue. Assim como a cabeça não envia comandos a uma parte do corpo para que esse comande outra parte, Cristo não envia comandos a algumas “autoridades da igreja” para que essas comandem os “leigos”.

O Corpo de Cristo – a igreja – não precisa de clérigos, intermediários entre ela e Deus. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tim. 2.5). A sujeição mútua, a interdependência, e não a submissão hierárquica é o que coordena propriamente a igreja.

Todo corpo físico possui uma cabeça. Da mesma forma, todo corpo local de crentes necessita de uma cabeça. Se ele não tiver cabeça fica caótico. Os pastores são as cabeças das igrejas locais. Eles são pequenas cabeças abaixo da Liderança de Cristo.
Esta idéia é típica do modo de pensar de humanos caídos. Não existe o menor suporte bíblico para este pensamento. A Bíblia NUNCA se refere a um humano como “cabeça” de uma igreja. Este título é exclusivo de Jesus Cristo. Ele é o ÚNICO cabeça de uma congregação local. Aqueles que se proclamam cabeças de igrejas suplantam o senhorio de Cristo.

João 5.30; 14.28, 31; e 1 Coríntios 11.3 não ensinam uma relação hierárquica dentro da Trindade Divina?
“Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou.” (João 5.30. NVI)

“Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” (João 14.28.NVI)

“Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui!” (João 14.31. NVI)

“Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.” (1 Cor. 11.3. NVI)

Essas passagens não se referem ao relacionamento eterno do Filho com o Pai na Trindade. Elas se referem ao relacionamento temporal de Cristo com o Pai enquanto ele esteve como humano, na terra. Ele voluntariamente se submeteu à vontade do Pai enquanto esteve aqui. Na Trindade eterna, porém, o Pai e o Filho experimentam uma mútua submissão. Eles são iguais. A Trindade é uma comunhão de pessoas co-iguais. A comunhão do Deus triuno é igualitária e não hierárquica.


Veremos na próxima parte, outras objeções levantadas contra a liderança não hierárquica com base em outras passagens do Novo Testamento fora de Atos e das cartas de Paulo.


---------------------
[1] ALAND, et al. The Greek New Testament – with dictionary. 3rd corrected edition. United Bible Societies. Suttgart: 1983.
Liderança nos Evangelhos e nas Cartas Gerais do Novo Testamento

Marcio S. da Rocha


Nesta última parte do estudo sobre a liderança na igreja, vamos analisar mais algumas passagens e argumentos baseados nos Evangelhos e nas cartas gerais do Novo Testamento. Muitas delas têm sido mal traduzidas, mal compreendidas, e utilizadas para defender uma liderança hierárquica, titular e posicional na igreja cristã, enquanto que, na realidade, a liderança em todo o Novo Testamento era funcional – uma liderança baseada na maturidade, na integridade e nos dons de cada líder, cuja autoridade era reconhecida espontaneamente pelo grupo, devido ao exemplo de vida e não à imposição institucional de cargos ou títulos. Como nas demais partes, citaremos as versões mais usadas no Brasil – a Almeida Revista e Atualizada (ARA) e a Nova Versão Internacional (NVI)

Hebreus 13.17 não manda que nós obedeçamos e nos submetamos aos nossos líderes, implicando que os líderes cristãos possuem autoridade oficial?
“Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Heb. 13.17. ARA)

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” (Heb. 13.17. NVI)
Mais uma vez, uma olhada no Grego bíblico esclarece bastante. A palavra traduzida como “obedecei” no verso 17 de Hebreus 13 é a palavra peithoPeitho significa “persuadir, convencer, aplicar persuasão[1]” e não “obedecer”. Este significado (persuadir) consta em vários léxicos Grego-Português, porém, nenhum tradutor usou-o para traduzir a palavra em Português com o seu significado real, devido às suas preconceituosas mentalidades institucionais. Como esta palavra aparece no verso na voz passiva, este verso deveria ter sido traduzido como “deixem-se ser persuadidos pelos seus líderes”.

O texto é uma exortação para valorizar as instruções dos supervisores das igrejas locais – os presbíteros – e talvez também dos apóstolos e de seus cooperadores. Não é uma exortação à obediência cega. O verso implica que o líder deve persuadir – convencer – ao invés de coagir com uso de poder institucional. Obediência cega a líderes humanos não se harmoniza com as instruções sobre liderança na igreja do Novo Testamento.

A submissão de que fala o verso é voluntária, baseada no respeito à autoridade interna que os líderes cristãos devem ter, devido aos seus exemplos de vida e conhecimento da Palavra de Deus. Jamais, no Novo Testamento, a submissão aos líderes é forçada pelo poder institucional de um cargo “oficial”.

A Bíblia ensina que aqueles que cuidam das almas das igrejas têm que prestar contas a Deus. Isto não significa que essas pessoas têm autoridade sobre os demais?
Hebreus 13.17 diz que aqueles que supervisionam as igrejas têm que prestar contas a Deus pelo que fazem. Prestar contas a Deus não é o mesmo que ter autoridade sobre os outros. Todos os crentes têm que prestar contas a Deus do que fazem (Mat. 12.36; 18.23; Luc. 16.12; Rom. 3.19; 14.12; Heb. 4.13; 1 Ped. 4.5). Porém, isto não significa que eles têm autoridade sobre outros. Aliás, desejar ter domínio sobre os outros é carnal – não provém do Espírito Santo.

Jesus não endossou a autoridade oficial quando mandou seus discípulos obedecerem aos escribas e aos fariseus porque eles se assentam na cadeira de Moisés?

“Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.” (Mat. 23.2-3. NVI)

Quando Jesus disse que os fariseus se assentam na cadeira de Moisés, afirmou que eles usurparam a autoridade sobre o povo. Eles mesmos se apontaram como chefes. Os fariseus não tinham autoridade; eram falsos, hipócritas (Mat. 23.5-7; 13-33 Luc. 20.46). Eles ensinavam a Lei de Moisés, mas eles mesmos não seguiam as próprias instruções que davam ao povo.

A “cadeira de Moisés” era uma cadeira especial colocada no canto de uma sinagoga, onde as Escrituras eram lidas. Quando os fariseus sentavam na cadeira de Moisés, eles liam as Escrituras. Como as Escrituras têm autoridade divina, o que os fariseus diziam, neste caso, deveria ser seguido. A autoridade era das Escrituras, e não dos fariseus. A grande lição aqui é: mesmo que um falso líder cristão ensine a Bíblia, se o seu ensino for realmente bíblico, deve ser respeitado e seguido (o ensino, porém não o falso líder).

Portanto, Jesus não estava endossando a autoridade dos fariseus, e sim a da Bíblia.

O Novo Testamento grego não apóia a idéia de que existem clérigos e leigos na igreja?
“A dicotomia clérigo/leigo é uma falha trágica que percorre a história da cristandade.” (Frank Viola)

Essa dicotomia é defendida por muitos pela via do dogmatismo; não possui suporte bíblico.

A palavra “leigo” é derivada da palavra grega 
laos. Ela simplesmente significa “povo”, e, no Novo Testamento, inclui todos os cristãos, inclusive os líderes. A palavra aparece três vezes em 1 Pedro 2.9-10, onde Pedro se refere ao povo (laos) de Deus. Nunca essa palavra é usada para significar uma parte do povo de Deus.

Já a palavra clérigo é derivada de 
kleros. Kleros significa “herança”. A palavra aparece em 1 Pedro 5.3, onde Pedro exorta os presbíteros a não serem senhores (dominadores) sobre a herança de Deus (o seu povo). Kleros nunca significa “líderes” no Novo testamento. Assim como a palavra laos, ela se refere sempre ao povo de Deus – pois o povo de Deus é a sua herança.

De acordo com o Novo Testamento, portanto, todos os cristãos são clérigos e todos também são leigos. Nós somos a herança de Deus e também seu povo.

A dicotomia clérigo/leigo é pós-bíblica e prejudica a igreja. Ela advém da idéia pagã de separar a vida espiritual da vida secular. No Novo Testamento, é ensinado que toda a nossa vida deve trazer glória a Deus, inclusive a vida cotidiana.

Os sete anjos das igrejas no livro de Apocalipse representam a presença de um pastor único em cada igreja local?

A referência a anjos das igrejas em Apocalipse é difícil de entender. O autor não nos dá uma pista sobre a identidade deles.

Além disso, não existe no Novo Testamento a idéia de pastor solo em uma igreja local. A liderança é sempre plural (Atos 20.17; 20.28). Também não se vê no Novo Testamento a simbolização de anjos para pastores.

Portanto, deduzir a doutrina do pastor-solo a partir dessa passagem é uma exegese falha.
Enfim, como se pode ver, não há suporte no Novo Testamento para a liderança hierárquica, posicional, derivada de cargos e títulos “oficiais”. A liderança praticada nas modernas igrejas institucionais é derivada da imitação do governo mundano, imposta à igreja pelo Imperador Romano Constantino, e não seguida a partir das Escrituras neo-testamentárias.

Mas, que mal há nisso? O mesmo mal que existe sempre que o povo de Deus quer imitar o mundo, ao invés de seguir a Deus. Basta lembrar que o Senhor não queria que Israel tivesse um rei humano, e eles teimaram e pediram a Samuel para instituir um, a exemplo das outras nações (pagãs). Embora a misericórdia de Deus seja grande, as conseqüências para Israel foram terríveis. Pouquíssimos foram os reis bons de Israel. O que Deus disse a Samuel quando o viu triste por causa do pedido da nação Israelense para ter um rei humano? “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.” (1 Sam. 8.7). Há sempre um mal em rejeitar a Deus como rei, e em estabelecer homens em seu lugar. Há um mal em rejeitar a Cristo como “a autoridade” da igreja, e estabelecer homens como autoridades oficiais. E há conseqüências ruins
 disto, como, aliás, se vê nas igrejas institucionais, manifestas como vaidade e briga pelo poder. Tudo é vaidade.

Frases sobre o Cristianismo

Pesquisar este Blog

Administração BDBG Nosso intuito:

Administração BDBG Nosso intuito:
O QUE É, COMBATENDO CONTRA AS APOSTASIAS E HERESIAS NO FIM DOS TEMPOS: Não é rebelião contra líder nem guerra contra denominação, mas mudança de visão e atitude. É a luta pela prática sincera dos verdadeiros ensinamentos do SENHOR JESUS CRISTO. “...Sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda” (Filipenses 1.17-18). SÓ QUEREMOS LEVAR A VERDADE DA SÃ DOUTRINA DO EVANGELHO ATÉ VOCÊ.

Versículos bíblicos

Falando a verdade,a este sistema religioso atual

Devemos sempre dizer a verdade,a este sistema religioso atual,e corrupto de entendimento!

Versículos Bíblicos para não cairmos nos mesmos erros!

Administração BDBG Esclarecimento:

Administração BDBG Esclarecimento:
Assim como eu, este blog não é ligado a qualquer denominação ou organização religiosa. Costumo me reunir somente ao nome do Senhor fora do sistema denominacional e clerical,LIVRE DO SISTEMA RELIGIOSO PARA SERVIR AO SENHOR JESUS.Não queremos, de nenhuma forma, ofender, difamar, atacar ou magoar alguém ou qualquer religião, denominação, seita, ordem, instituição, etc. Tão pouco incitar pessoas a violência, atos de vandalismo ou coisa parecida. Também não representamos qualquer partido político. este blog é apolítico. Neste espaço nós não representamos qualquer denominação. Enfim, queremos apenas propagar a verdade que conhecemos através do estudo SINCERO da palavra de Deus e de experiências compartilhadas. Ajudar aquelas pessoas que estão sendo levado por ventos de doutrinas, tradicionalismo, religiosidade, rituais, ocultismo, esoterismo, a conhecerem a verdadeira LIIBERDADE. Qualquer duvida acesse o meu Imail. david-b-m@hotmail.com Clique na imagem para saber mais.

Administração BDBG Nosso objetivo !

Atenção: esse é um blog evangélico. Nosso objetivo é pregar o evangelho; assuntos tratados aqui como Nova Ordem Mundial, vergonhas gospel,Maçonaria e etc... São apenas para se opor as duas coisas. Entenda que essas postagens existem apenas para se opor a pastores maçons,e pessoas que não procedem conforme a sã doutrina, e lhe mostrar algumas coisas erradas que ocorrem na "igreja"e no mundo. Só Jesus Cristo pode te livrar da Nova Ordem Mundial que ocorrerá DEPOIS DA VOLTA DELE. Ou você mesmo acredita que Deus permitiria uma Nova Ordem Mundial com o Espírito Santo aqui? Não acredite em sites ou em pessoas que falam de NOVA ORDEM MUNDIAL e que negam a Deus! Ninguém sabe quando ocorrerá tais eventos - aceite a Jesus no fundo do coração. O trabalho desse site é que você aceite a Jesus do coração e faça parte de sua Igreja e não no enorme engano espiritual que muitos que não sabem nem sobre maçonaria alegam por aí. Leia Salmos. 2:1 ao10 para saber sobre conspiração. Leia Lucas. 21:5 ao 38 para saber o que será a "nova ordem mundial". As informações aqui apresentadas são apenas para que você saiba que Satanás está atrás das coisas - mas informações de coisas subliminares não tem valor algum se a pessoa não crer em Jesus como seu Salvador.

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
Gálatas 4:16

Qualquer duvida acesse o meu Imail.

david-b-m@hotmail.com

Administração BDBG Esclarecimento:

Esclarecimento

Esclarecimentos: Alguns conteúdos deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, pelas postagens do nosso irmão Mario Persona,portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e também as postagens servem apenas como exemplos de conduta,e também para adquirir conhecimentos, e não sugeri qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos.

O administrador é favorável à livre expressão, e inda que seu entendimento da Bíblia em algumas postagens possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo de fazer propaganda de alguma ''igreja'' ou religião,ou crenças pessoais, induzindo os leitores ao erro.

Qualquer duvida acesse o meu Imail.

david-b-m@hotmail.com

Translate

Comunicado do Administrador

O que esperamos é a volta de Jesus!

Este é um site de informação, e de noticias do mundo gospel, Temos o intuito de só informar os fatos. Nosso alvo sempre foi, e sempre será, uma confissão de nossa crença e nossa fé , e de total agradecimento de nossa salvação em Cristo Jesus. Os assuntos mostrados em nossas postagens como: Maçonaria,Iluminatis,fins dos tempos,vergonhas gospel,sobre os anjos e outros,são apenas para adquirir conhecimentos no assunto,sugerimos aos nossos leitores ,não focarem suas expectativas em assuntos que desvirtuam o alvo da nossa esperança que está na volta de Jesus Cristo e no arrebatamento de sua santa e imaculada igreja,que foi comprada com seu sangue na cruz. Nós só mostramos as postagens para o exemplos de conduta,para não cairmos nas mesmas heresias,sugerimos aos leitores que após terem lidos as postagens,orarem pelos que estão fazendo os escândalos e heresias, para que Deus use também de misericórdia para com eles,e que possam ter uma chance de se arrependerem em quanto a tempo. Lembrando o que o estamos esperando é a volta de Jesus.


Perguntas e espostas

Esclarecimentos: Alguns conteúdos deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, pelas postagens do nosso irmão Mario Persona,portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações.Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas.

Conheça mais sobre este assunto:


David Bezerra 28-05-2012

Não compactuando com os homens corruptos de entendimentos da palavra.

Os homens (lideres religiosos)corruptos de entendimento fazem completamente o contrário, do que está escrito em, I TESSALONICENSES 2 :3 ao 9

Não compactuando com os homens corruptos de entendimentos da palavra.
I TESSALONICENSES 2 :3 ao 9 - 3 Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência(abuso de confiança); 4 Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras(de bajulações), nem houve um pretexto de avareza(apego ao dinheiro); Deus é testemunha; 6 E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos(enviados) de Cristo, ser-vos pesados; 7 Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. 8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. 9 Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.

Traduza com Bandeiras

De qual Igreja você é? Excelente Conversação! (Fictícia)

De qual Igreja você é? Excelente Conversação! (Fictícia)
Sempre sou confrontado com uma Pergunta, que na realidade gera uma "Avalanche" de outras mais. Tenho que respondê-las quase que diariamente, mostrando qual o Fundamento da minha fé. Perco hoje mais tempo explicando o que não é Evangelho do que o que realmente é O Evangelho de Cristo(Infelizmente). Este Artigo traz uma Excelente Conversação(Fictícia) Produzida pelo Ir. Solimar entre um Cristão DENOMINACIONALISTA e outro que deixou o Sistema Religioso. São abordadas Várias Perguntas tais como: "De qual Igreja ou Denominação você é?" "Você Congrega onde?" "Isso é Ecumenismo?" "Onde Fica a Liderança? Os Títulos?" "Onde está a Hierarquia na Igreja?" Entre outros... Clique na imagem, Vale à Pena Conferir!

Salvem nossos Mestres ! 1,2,3

Salvem nossos Mestres ! 1,2,3
Muitos ainda fazem de tudo para defender esses homens corruptos de entendimento da verdade e cheios de heresias, como se eles fossem especiais e superiores,acham que são mediadores entre Deus e o homem, defendendo hierarquias dentro do que dizem ser ''igrejas'',vale a pena conferir estas postagens,e avaliar qual lado está falando a verdade nas escrituras.Clique na imagem para saber mais,e ir para as postagens

DESFAZENDO A MENTIRA QUE A NOSSA CARNE É O DIABO

BLOG DO DAVID BEZERRA GOSPEL: DESFAZENDO A MENTIRA QUE A NOSSA CARNE É O DIABOhttp://blogdodavidbezerragospel.blogspot.com/

Os membros da seita, salvo sempre salvo,(sss)dizem que satanás, o diabo não existe,dizem que o mesmo é nossa carne,você acredita nisso? Eu também não! Por isso é que vamos analisar com cuidado este estudo, com as escrituras sagradas,e desfazer essa mentira que a nossa carne é o diabo.Leia mais...

Assuntos que o sistema religioso não quer que você saiba

Assuntos que o sistema religioso não quer que você saiba
Clique na imagem para saber mais sobre o dizimo

Siga me no twitter

Compartilhe!

ANUNCIAI E PROCLAMAI !

ANUNCIAI E PROCLAMAI !

ANUNCIAI E PROCLAMAI ! leia esta postagens super interessante! que relata,como nós devemos confrontar a verdade do evangelho,a esse mundo, que tanto profana o santo, e santifica o profano!!!
Não há justiça, se não haver servidão à Jesus, Não há servidão, se não houver submissão à Jesus
Não há submissão, se não houver redenção à Jesus
Não há redenção, se não houver abandono dos pecados!
Muitas vezes ou até na maioria delas,guando evangelizamos, ouvimos das pessoas, Expressões e tais argumentações, como ___’eu já conheço Jesus’, ’eu já tenho Jesus no coração’, ’Jesus também te ama’ e etc... Todos falados com um certo tom de ironia(certo que muitos também recebe a evangelização com carinho e respeito).Leia mais>>>>

O Significado da Palavra Shekinah. Shekiná, Shekináh, Você Sabia?

O Significado da Palavra Shekinah. Shekiná, Shekináh, Você Sabia?

O objetivo deste trabalho é esclarecer de forma documentada qual é o real significado dessa palavra SHEKINÁH que tem sido amplamente usada nos meios evangélicos e a quem ele realmente se refere no contexto do idioma hebraico e do misticismo judaico.Leia mais

CAMPANHA'' DIGA NÃO AOS PASTORES MAÇONS''

CAMPANHA'' DIGA NÃO AOS PASTORES MAÇONS''

CAMPANHA'' DIGA NÃO AOS PASTORES MAÇONS'' entre nessa briga,não deixe de ler,estas verdades,nesta postagem "CAMPANHA'' DIGA NÃO AOS PASTORES MAÇONS'' NOSSO BLOG LEVANTA A BANDEIRA DA RESISTÊNCIA PELA LIMPEZA DOS PÚLPITOS BRASILEIROS! NÃO QUER..."Leia mais>>>>

Construções Sinistras pelo mundo: Pedras Guias da Geórgia

Construções Sinistras pelo mundo: Pedras Guias da Geórgia

Construções Sinistras pelo mundo: Pedras Guias da Geórgia
POSTAGENS QUE ESCLARECE,MUITAS COISAS SOBRE
A NOSSA SOCIEDADE
NÃO DEIXE DE LER!
Construções Sinistras pelo mundo: Pedras Guias da Geórgia As Pedras guias da Geórgia formam um misterioso monumento em que estão esculpidos os dez "mandamentos" para uma "Nova Idade da Razão". Qual o primeiro mandamento? Manter a população mundial com menos de 500 milhões de pessoas. Outro fato sinistro: os autores do que hoje chamamos de '' ''o Stonehenge americano'' ainda são um "mistério" ... exceto para aqueles que o conhecem. Vamos olhar para as diversas características do monumento, a sua mensagem pedindo uma Nova Ordem Mundial e explicar como é o trabalho de uma sociedade secreta ocultista. Leia mais>>>>

Siga me no dihitt

O EVANGELHO SENDO CONFUNDIDO COM COMÉRCIO

O EVANGELHO SENDO CONFUNDIDO COM COMÉRCIO

Se você acha que o evangelho de Cristo,não deve ser utilizado
como comercio,leia essa postagem,e confirme com as escrituras
sagradas,você vai ser surpreender com tantas verdades!!
O que posso dizer nas linhas desse estudo bíblico, e que o Espírito Santo,confirma, digo isso sem medo de errar, é que o evangelho (boas novas do ide de Jesus) é coisa muito séria e santa, para que as pessoas em um modo geral façam dele meios de lucros, em todos os sentidos. E se falar a verdade sem mistura na base da sã doutrina, é causar inimizade para muitos, é que o tal não tem o Espírito de Deus, para instruí-lo na verdade. Agora análise comigo, se não é o que está acontecendo com muitos nas igrejas (comunidades evangélicas)hoje em dia,muitos esqueceram que é só o Espírito Santo é quem dirige e instrui a igreja de Cristo, numa unidade.Leia mais>>>>
Ocorreu um erro neste gadget

compartilhe !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Widget

CAMERA

Visitas-Mundo-Desde 5-07-2011

Tempo - Visitas Mundo

TERMOS DE USO

CONDIÇÕES E TERMOS

PERMISSÃO DE USAR OS ESTUDOS

Não há copyright em nenhum dos estudos disponibilizados neste site. Assim todos têm a permissão de copiar, imprimir, divulgar e distribuí-los livremente.

Peço a gentileza cristã, no caso de publicação de qualquer estudo bíblico deste site, que conserve o estudo integral, cita o nome do autor e dessa página como fonte (http://blogdodavidbezerragospel.blogspot.

com.br/).

Não é permitido a venda de qualquer destes estudos pois estão expostos neste site na mesma maneira que foram recebidos, ou seja, grátis.

Siga me por Imail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Estou no Sonico

Rede social:Blogueiros Evangelicos

Rede social: SINCEROS

Google+

As mais votadas no Dihitt

Imagens com dizeres

Imagens com dizeres
Nestas imagens,você encontrará respostas para suas perguntas,são as mais pura verdades,respondendo as suas dúvidas e algumas ainda vem recheadas de humor,vale apena dar uma conferida !

Faço minhas essas palavras.

ESTÁ ESCRITO

"E até importa que haja entre vós HERESIAS, para que os que são SINCEROS SE MANIFESTEM ENTRE VÓS." I aos Coríntios 11:19

SIMCEROS é um site destinado às manifestaçõs dos SINCEROS, para levar conhecimentos aos membros da Igreja de Cristo. Geralmente estas informações são PROIBIDAS dentro de muitas igrejas que estão sob o jugo de satanás, pois pregam somente o que ele deixa pregar.

Mateus 5: 10-12 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Jó 4: 7 Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu? E onde foram os SINCEROS DESTRUÍDOS?

João 8: 32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (Quem nos dá a liberdade é Jesus Cristo, pois ELE é a verdade e o grande libertador.)

JOÃO 18: 20 Jesus lhe respondeu: Eu falei ABERTAMENTE ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e NADA DISSE EM OCULTO.

Provérbios 3: 32 Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os SINCEROS ele tem intimidade.

Filipenses 1: 10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais SINCEROS, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo.

Filipenses 2: 15 Para que sejais irrepreensíveis e SINCEROS, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Jesus Cristo foi e continua SINCERO. A igreja de Cristo vive tudo abertamente e não tem nada de ocultismo. O PAI ESTÁ PROCURANDO os verdadeiros adoradores, aqueles que o adoram em ESPÍRITO E EM VERDADE. O engano e a falta de conhecimento escravizam o povo.

No SIMCEROS.ORG, a Sincera Igreja Manifesta está tentando corrigir esta falta grave na vida da igreja de Cristo, dando oportunidade aos discriminados e até perseguidos em suas famílias, igrejas, cidades e no mundo.

SIMCEROS, SIM. Por que não?

Graça e Paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Dr José Renato Pedroza

Esclarecimento Sobre a Sã Doutrina

Guando um Cristão,é confiante na sã doutrina,ele não julga ninguém,mas leva as pessoas a luz das escrituras,essa sim,mostra o verdadeiro significado e os erros cometidos por homens,denominações,religiões,seitas e heresias.
O verdadeiro Cristão,deve falar ou mostrar tudo que não corresponde na palavra de Deus,não no intuito de julgar,mas sim em mostrar os erros.
Os mesmos devem respeitar os pensamentos alheios.uma coisa que devemos fazer sempre é dizer a verdade,mesmo que esta pessoa não aceite de bom grado,e até mesmo para aqueles que professam o evangelho, mas deixa ser levado por várias doutrinas estranhas,e não pela sã doutrina, já dita pelo enviado(apóstolo)Paulo em Efésios4:14 que diz:Para que não sejamos mais meninos inconstantes,levados em roda por todo o vento de doutrina,pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
E em,1Timóteo.6:3 e 5 que diz:Se alguém ensina alguma outra doutrina,e se não comforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo,e com a doutrina que é segundo a piedade,É soberbo,e nada sabe,mas delira acerca de questões e contendas de palavras,das quais nascem invejas,porfias,blasfemas,ruis suspeitas
Contendas de homens corruptos de entendimentos,e privados da verdade,cuidando que a piedade seja causa de ganho:aparta-te dos tais.
Devemos dizer a verdade sempre para o nosso próximo,veja mais o que diz Paulo em Gálatas.4:16 - Fiz me acaso vosso inimigo,dizendo a verdade. E em Efésios.4:25 -Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. David Bezerra.

Esclarecimento sobre o Julgar

A VERDADE & O JULGAMENTO

O JULGAR PELO DICIONÁRIO

julgar[Do lat. judicare.]
Verbo transitivo direto.
1.Decidir como juiz ou árbitro:

julgar uma pendência.2.Dar sentença, sentenciar.3.Supor, imaginar, conjeturar:

Os tiranos julgam que o mundo é imutável.4.Formar opinião sobre; avaliar:
Não se deve julgar o que não se conhece.

FOI DESSA MANEIRA QUE JESUS PEDIU PARA NÃO JULGAR-MOS,COMO SE FOSSEMOS JUIZ,E SE ESQUECENDO DOS NOSSOS ERROS.VEJA EM MATEUS.7:1 e2 QUE DIZ:1 NÃO julgueis, para que não sejais julgados.2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

POVO DE DEUS ENTENDA, DIZER A VERDADE PELA ESCRITURA SAGRADAS, NÃO É JULGAR NINQUÉM, TANTO QUE JESUS NÃO JULGOU OS ESCRIBAS E FARISEUS. MAS, DISSE SOMENTE A VERDADE PELA PALAVRA. VEJA JOÃO. 8:45 AO 47 -45 Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.46 Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?47 Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.

VEJA TAMBÉM EM JOÃO.12:47 e 48 QUE DIZ:47 E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

DIZER A VERDADE, DOÍ MUITO NAQUELES QUE NÃO QUEREM OUVIR,E ENTENDEM COMO JULGAMENTO,MAS QUEM O JULGA É AS ESCRITURAS SAGRADAS.VEJA EM GALATAS. 4: 16 QUE DIZ: 16 Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?

I Timóteo.6:3 ao 5 também diz:3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

HAVEREMOS DE JULGAR O MUNDO UM DIA, PELA PALAVRA DE DEUS,QUANTO MAIS AS COISAS PERTENCENTES A ESTA VIDA,VEJA EM 1 CORINTIOS.6:2 E 3 QUE DIZ: 2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

POR ISSO SEMPRE DEVEMOS FALAR A VERDADE, AOS QUE ANDAM ERRADOS NAS ESCRITURAS, E PENSAM QUE OS JULGAMOS, MAS QUEM OS JULGA, É A PALAVRA VEJA EMEFÉSIOS. 4:25 QUE DIZ: 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

VEJA TAMBÉM EM 2 CORINTIOS 4:2 QUE DIZ: 2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

Conclusão: O administrador quer passar aos visitantes deste blog,uma critica construtiva para todos aqueles que querem viver na verdade da luz do evangelho de Cristo Jesus.

Sabendo que: para os que querem viver de heresia,e nas mentiras,as postagens e os videos irão produzir uma critica destrutiva para estes.

Deixando bem claro que o nosso objetivo é falar das boas novas (evangelho) de Cristo Jesus,e que devemos se preocupar exclusivamente com isto,por que o nosso alvo é a volta de Jesus,fora disso não tem motivo algum, as postagens que estão expostas somente como alerta e noticias do mundo gospel, e do sistema religioso.

David Bezerra

Pecado,diga sempre não !

Pecado,diga sempre não !

Logo cubo do blog

Slides das postagens

Carregando...

Vídeos: O evan 3 min.

Vídeos: O evan 3 min.
Assista no blog,Assista agora,clique na imagem!

Postagens: Seitas e Heresias

Postagens: Seitas e Heresias
Clique na imagem, para ler as postagens!

Postagens: Perguntas e Respostas

Postagens: Perguntas e Respostas
Clique na imagem,para ler as postagens agora!

Perguntas e espostas

Perguntas e espostas
todas as postagens,de perguntas e respostas,do irmão Mario Persona,clique na imagem para ir ao site!

Blogues que recomendo

Noticias Gospel

Leia Gospel +

Púlpito Cristão

Pulpito Cristão

A new wineskin

Spirit on line tv

Evangelho sem contaminação

Evangelizando c/ Imagens (Facebook)

Evangelizando c/ Imagens (Facebook)
Curta minha pagina e compartilhe imagens gospel na linha do tempo do seu Facebook,para ir clique na imagem

Evangelizando c/ Imagens Google +

Evangelizando c/ Imagens Google +
Compartilhe em minha pagina, imagens gospel para colocar no stream do seu Google+,para ir clique na imagem

Blog Evangelizando c/ Imagens

Blog Evangelizando c/ Imagens
Pegue no Blog imagens gospel para colocar nas suas redes sociais,para ir clique na imagem

Bíblias

O evan 3 min mp3

O evan 3 min mp3
Baixe todos os arquivos em mp3,clique na imagem para ir ao blog do irmão Mario Persona!

Vídeos_O evan 3 min.

Vídeos_O evan  3 min.
Assista todos os vídeos,clique na imagem para ir ao blog do irmão Mario Persona!

Bíblias,dicionários,enciclopédias,etc..

Bíblias,dicionários,enciclopédias,etc..
clik na imagem para ir no biblos

Dicionário Bíblico

Dicionário Bíblico
CLIK NA IMAGEM PARA IR AO DICIONÁRIO,GREGO LÉXICO PORTUGUÊS

Site do David Bezerra Gospel

Site do David Bezerra Gospel
Faça uma visita!!!!

Meu blog de psicologia

google-site-verification: googlef3b01c83c98541ab.html